Casa comum(?)

Design sem nome.png

Considero que hoje (domingo de páscoa) seja um ótimo dia para lembrar aos que se definem como CRISTÃOS sobre a importância de cuidar de nossa “casa comum” como bem falou o próprio Papa Francisco em sua Encíclica Verde:
Nessa postagem me limitarei a copiar e colar trechos da Encíclica porque considero mais do que suficientes.

“Desde meados do século passado e superando muitas dificuldades, foi-se consolidando a tendência de conceber o planeta como pátria e a humanidade como povo que habita uma casa comum. Um mundo interdependente não significa unicamente compreender que as consequências danosas dos estilos de vida, produção e consumo afectam a todos, mas principalmente procurar que as soluções sejam propostas a partir duma perspectiva global e não apenas para defesa dos interesses de alguns países. A interdependência obriga-nos a pensar num único mundo, num projecto comum. Mas, a mesma inteligência que foi utilizada para um enorme desenvolvimento tecnológico não consegue encontrar formas eficazes de gestão internacional para resolver as graves dificuldades ambientais e sociais. Para enfrentar os problemas de fundo, que não se podem resolver com ações de países isolados, torna-se indispensável um consenso mundial que leve, por exemplo, a programar uma agricultura sustentável e diversificada, desenvolver formas de energia renováveis e pouco poluidoras, fomentar uma maior eficiência energética, promover uma gestão mais adequada dos recursos florestais e marinhos, garantir a todos o acesso à água potável.” (Papa Francisco)

“O ambiente humano e o ambiente natural degradam-se em conjunto; e não podemos enfrentar adequadamente a degradação ambiental, se não prestarmos atenção às causas que têm a ver com a degradação humana e social.” (Papa Francisco)

“As atitudes que dificultam os caminhos de solução, mesmo entre os crentes, vão da NEGAÇÃO do problema à INDIFERENÇA, à resignação acomodada ou à confiança cega nas soluções técnicas” (Papa Francisco)

“Infelizmente, muitos esforços na busca de soluções concretas para a crise ambiental acabam, com frequência, frustrados não só pela recusa dos poderosos, mas também pelo DESINTERESSE DOS OUTROS”. (Papa Francisco)

Nada deste mundo nos é indiferente!
(Papa Francisco)

“Lanço um convite urgente a renovar o diálogo sobre a maneira como estamos a construir o futuro do planeta. Precisamos de um debate que nos una a todos, porque o desafio ambiental, que vivemos, e as suas raízes humanas dizem respeito e têm impacto sobre todos nós. […] Precisamos de nova solidariedade universal.”

(Papa Francisco)

Fica então a pergunta: o que você (Cristão ou não) está fazendo pela preservação de nossa Casa comum?

Texto na íntegra: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20150524_enciclica-laudato-si.html

Foto: http://catolicosribeiraopreto.com/tag/papa-francisco/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s