Paisagens e humanidades…

Mesmo diante de todos os encantos que as paisagens naturais tem a nos oferecer, nada parece superar a beleza da generosidade humana.

Em um de meus trabalhos mais recentes tive o prazer de realizar uma auditoria na praia de Flecheiras, localizada no município de Trairi – Ce e fiquei impressionada com o quanto o turismo está crescendo e proporcionando desenvolvimento econômico pra região.

Também não passou despercebida a “gourmetização” de alguns hotéis e restaurantes, o que é positivo por um lado devido a qualidade de alto padrão, mas por outro, guarda um caráter segregador se considerarmos os padrões e possibilidades de consumo da população local. Cabe ressaltar que caso estas diferenças coexistam de forma integrada e harmoniosa a priori não parece haver problema algum.

Mas não é sobre isso que quero falar nessa postagem.

Quero falar sobre uma pessoa que tive a felicidade de conhecer, em meio ao processo de auditoria, quando buscava na comunidade uma referência de atuação na área de educação ambiental e/ou turismo sustentável.

Foi unânime a indicação do senhor Pedro Edvan (pescador, ambientalista, educador ambiental e empreendedor).

Isso porque desde a década de 1990 este nobre senhor pratica o cultivo de algas, junto com algumas outras famílias de pescadores, ofício que aprenderam por meio de um projeto da UFC.

Foi através desse projeto de cultivo de algas marinhas que a comunidade de pescadores passou a ser não apenas agentes ambientais, como também, multiplicadores e influenciadores do turismo sustentável.

Edvan e sua esposa Marta largaram o pequeno negócio que tinham no centro da cidade e passaram a viver num espaço que hoje é denominado Barraca das Algas, a qual fica distanciada do complexo de “barracas goumert” e onde é possível comer bem, apreciar uma bela praia praticamente exclusiva, consumir e adquirir produtos artesanais e cosméticos feito com as próprias algas cultivadas, ter acesso a informações de educação ambiental e ainda ter uma verdadeira aula de cidadania e generosidade humana.

Recomendo então que quando você for à Flecheiras não esqueça de visitar e incentivar essa bela e sustentável atividade oferecida pela Barraca das Algas, pelo sr. Edvan e sua esposa Marta.

Fica aqui a observação de que quanto mais rústico e aproximado é o contato com a natureza, maior será o aprendizado e a educação ambiental.

Por uma vida mais simples e sustentável!!!

WhatsApp Image 2017-06-30 at 08.27.04

Na foto: Edvan e alguns produtos vendidos no local

Para saber mais:

http://sosalgas.blogspot.com.br/

http://www.panoramadaaquicultura.com.br/paginas/Revistas/84/Algas84.asp

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s